terça-feira, 15 de abril de 2014

PERIGO! A Fase de Consolidação da Dieta Dukan não pode ser negligenciada.

Olá pessoal, faz um tempo que não escrevo, estou no terceiro mês da Consolidação e gostaria de contar como está sendo minha experiência.
A princípio foi confuso, fazia uma bagunça, tinha semanas que comia amido outras não, tinha dia que lembrava de comer a fruta e dia que esquecia de comer legumes...a coisa o PP x PL ainda estava automática, mas com o tempo fui entrando no ritmo.
Percebi que a fome aumentou, com a inclusão de frutas e pão integral dei uma diminuída no consumo de carnes, que por sinal, já estava um pouco enjoada e sabemos que o carboidrato estimula a fome e a vontade de comer mais...mas procuro me controlar sempre comendo apenas o que é permitido.
A quinta feira PP, passa a ser mais difícil com o tempo, mas tem que ser seguida à risca, porque é ela que não nos deixa voltar a engordar.
A refeição de gala é onde nos deparamos com nosso antigo EU...você simplesmente quer comer tudo o que está morrendo de vontade de comer desde o início da dieta, aí você percebe que ainda existe uma parcela da mente obesa e é onde precisa reconhecer isso e rejeitar. Não podemos aceitar, senão quando entrar na estabilização vai voltar a comer como antes e o resultado pode ser como muitos que ouvimos...pessoas que voltaram a engordar depois de alguns anos que terminaram a Dukan.
A mente precisa ser renovada, comecei a passar alguns problemas e comecei a sentir vontade de jacar, comer coisas proibidas todos os dias, como eu fazia antes da dieta, para neutralizar a preocupação, o estresse, o desprazer. Aí eu me lembro que não quero voltar a ser gorda e paro tudo e volto a seguir certinho...jaquei sim algumas vezes...na fase cruzeiro eu não jacava de jeito nenhum...agora que já estou magra...é uma tentação experimentar um pedaço de bolo, uma batatinha...e assim vai...
CUIDADO: Aquele famoso pensamento vem com tudo "só um pedacinho não vai me engordar", e vem mesmo e não podemos cair nessa de novo.
Para mim essa tem sido a fase mais difícil da dieta...você volta a sentir sabores que tinha se esquecido e nem tinha mais vontade, aí quando você come, saboreia e usufrui da sensação de prazer que aquele alimento causa em você, começa a querer mais e se lembrar dele durante os dias, tendo vontade de comer.
Não podemos relaxar e achar que o pior já foi, temos que manter foco, força e fé até o fim.
No primeiro pro segundo mês de consolidação eu ainda eliminei 2,5 Kg fiquei feliz da vida e desde então venho mantendo o peso. Eu me peso 1x por semana, apenas nas sextas feiras de manhã.
Tem outra coisa, nós vamos acostumando com o novo peso, o novo corpo e parece que passamos a não nos achar mais tão magras...e começamos a querer emagrecer mais...
Eu mesma já estou com vontade de emagrecer mais uns 2 ou 3 kg, porém ainda não decidi se vou tentar e que estratégia vou utilizar. Talvez fazer o dia da panqueca, depois de umas semanas fazer novamente, ou fazer 3 dias de PP...vou me informar e depois conto pra vocês.
Terei que fazer 350 dias de consolidação...quase um ano. Deus me ajude!
Quando li esse trecho (abaixo) no livro, me arrependi das jacadas e agora continuarei firme e sem negligências, pois como sempre digo...é muito mais prazeroso ser magra do que comer qualquer alimento saboroso e voltar aquela vida péssima de obesa.

Dr. Dukan alerta: Ao longo dessa terceira fase do Método Dukan você não terá mais o grande estímulo e o encorajamento de ver o peso diminuindo regularmente na balança. Isso pode fazer com que você se pergunte sobre a razão de estar nessa dieta intermediária, em que você ainda não é verdadeiramente livre, nem exatamente de dieta. Assim, você poderá ficar tentado a relaxar quanto à vigilância ou simplesmente extrapolar as instruções.Não faça nada, pois se negligenciar essa etapa de consolidação, esteja certo de uma coisa simples e clara: todos os seus quilos, tão dificilmente perdidos, voltarão rápida e inevitavelmente. E seria uma sorte que mais quilos ainda não se adicionassem ao peso inicial.

 Escreva nos comentários suas perguntas e suas experiências. Tudo é válido para ajudarmos os leitores a compreender como a dieta acontece na prática.

DICA: RENOVE A MENTE, MENTE MAGRA SEMPRE!!!


11 comentários:

  1. Adorei seu post , ainda nao cheguei nessa fase , ainda faltam 12 kg .
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei seu blog!
    Estou fazendo a dukan há 73 dias. Faltam 1,7 kg para eu atingir minha meta. Estou estagnada no peso há uns 10 dias. Talvez eu faça o pancake day na segunda-feira.
    Tal como você, tenho medo da Consolidação porque terei contato com as comidas gostosa e já me vejo pensando no "só um pedacinho não me engordará".
    Por isso acho que a Consolidação deve ser a fase mais difícil.
    Parabéns por sua conquista e continue firme!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, comecei a consolidaçao agora, confesso q estou com medo

    ResponderExcluir
  4. Quero chorar, jaquei uma semana inteira e agora nao sei o que fazer. Ja estou na consolidação-parte 2 e estou com medo pq engordei 3kg. Estou me semtindo mega gorda. E já quwro emagrecer uns 9kg de novo. O que ei faço? Fiz 3 dias de PP e nada aconteceu! Aaaaahhhhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comigo e fiz 5 dias de PP e voltei ao peso de antes. Só não sei se é recomendado. Mas deu certo pra mim.

      Excluir
  5. Quero chorar, jaquei uma semana inteira e agora nao sei o que fazer. Ja estou na consolidação-parte 2 e estou com medo pq engordei 3kg. Estou me semtindo mega gorda. E já quwro emagrecer uns 9kg de novo. O que ei faço? Fiz 3 dias de PP e nada aconteceu! Aaaaahhhhh

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo este post, pois estou na consolidacao ainda na primeira semana, engordei 1k e estou preocupado já.
    :(

    ResponderExcluir
  7. Nossa, fiz Ducan e estava me sentindo poderosa com meus 8 kilos a menos em 8 meses. O que aconteceu? Final de ano, viagem, todo mundo dizendo que eu já tinha emagrecido muito, que mal tem comer um pouquinho de. ... Daí minha balança quebrou e continuei jacando e fazendo de conta que não. Resultado: 4 quilos a mais em 3 meses, ou seja, metade do meu sacrifício perdido "de bobeira ".Estou me sentindo super mal e bolota. Coragem pra voltar ao início novamente.

    ResponderExcluir
  8. Caraca... realmente a Consolidação é uma das fases mais difícil. Voce descreveu muito bem o que eu estou passando hahaha ... ja jaquei duas semanas tento compesar da academia mas mesmo assim é fogo nao engordei tanto mais to com medo obvio. tentando voltar a rotina da dieta.

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog, entri na consolidação sabado e domingo fiz minha refeição de gala, mas ja estou com 1 kg a mais e morrendo de medo de comer qualquer tipo de amido!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa estou na fase ataque , se eu quiser parar e pular par outra dieta eu vou engordar o q perdi ?

    ResponderExcluir