segunda-feira, 10 de março de 2014

Vencendo a Ansiedade e Compulsão alimentar com a Dieta Dukan

Olá meninas, estou muito feliz. Depois do feriado do carnaval, comendo várias receitas deliciosas de montão, voltei fiz a quinta-feira PP e quando me pesei na sexta de manhã tive uma surpresa - 2,300kg emagrecendo na consolidação... Bom demais! Por isso eu digo, não tenham medo de entrar na consolidação, o Dr. Dukan sabe o que fala e não há perigo de engordar, basta seguir tudo como ele ensina.

Agora para quem tem dificuldade de iniciar a dieta ou mantê-la por causa da ansiedade e/ou compulsão alimentar seguem algumas dicas:

Qual a relação fisiológica entre a ansiedade e o comer?

O ato de comer é afetado por substâncias químicas presentes no cérebro que regulam o estado emocional. A serotonina é alterada pelo estado de ansiedade, fazendo com que o cérebro aumente o desejo de ingerir carboidratos, na tentativa de regular o quadro afetivo, podendo causar ingestão alimentar excessiva e até obesidade.

Exercícios físicos é uma forma de controlar a ansiedade:

Exercícios físicos regulares liberam substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, trazem sensação de bem estar, reduzem o estresse diário e ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade.

O planejamento alimentar para o emagrecimento depende do controle das nossas emoções. A ansiedade em grande quantidades compromete o objetivo de manter a saúde através do emagrecimento e pode tornar-se uma compulsão alimentar.

Gente, eu não sei vocês, mas eu tinha muita ansiedade e compulsão. Se eu visse uma bandeja, um pacote, cheio que algo gostoso eu queria comer tudo. Não me contentava com um pouco. Eu não tinha fome, mas ficava o dia inteiro beliscando, enfiando calorias e gorduras na boca... Nada me saciava, nunca estava satisfeita. O mais interessante é que percebi que a dieta dukan trata com isso. Quando eu coloquei o balão gástrico eu ficava tão desesperada para comer as coisas que eu chegava a mastigar, sentir o gosto e depois cuspia... Meu emocional estava completamente atormentado, eu não aceitava aquela situação de passar fome e vontades... Sentia ainda mais compulsão por comer. Quando iniciei a dukan, apesar da dificuldade da fase de ataque eu não tinha fome, então já foi mais fácil. A vontade de comer existia, mas para alguém compulsiva, a restrição total ajudou. Porque se colocasse um pedacinho na boca, depois viria todo o resto com certeza. Então a restrição de açúcar, gordura e carboidratos me ajudou a tratar com a compulsão e eu fui ficando mais calma e canalizando minha ansiedade para outras atividades e tirei o foco da comida. Como não comia mais o que eu estava acostumada, não tinha mais prazer em comer. Então isso ajudou muito no início. E com o passar do tempo meu paladar mudou, comecei a achar legumes e verduras deliciosos, fazer receitas maravilhosas e tudo mudou. Passei a ter prazer em comer esses outros alimentos e cada dia mais eu sentia menos falta das guloseimas e porcarias que eu comia. Essa mudança faz toda a diferença para o sucesso da dieta, se nossa mente não for renovada, não tem emagrecimento que permaneça...quando voltar a comer irá voltar a velha vida e engordar novamente.

DICAS : Mude, renove, vença!!!
Canalize a ansiedade para outras atividades, tire o foco da comida.
Restrição de açúcar, carboidratos e gordura colabora para acabar com a compulsão alimentar. A proteína sacia e satisfaz. O emagrecimento gera mais prazer do que comer até passar mal. Aumenta autoestima e te leva a mudar a maneira de pensar e lidar com seus problemas.
A fé é uma grande aliada, porque se não acreditar que vai conseguir, realmente não conseguirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário