POR ONDE COMEÇAR?

Para quem não sabe como iniciar a dieta Dukan, e já decidiu de fato emagrecer, primeiramente precisa adquirir o livro do Dr. Dukan "Eu não consigo emagrecer"
Nele você entenderá tudo sobre a dieta, cada fase e sentirá segura para começar.
Dúvidas surgem, mas é pra isso que estamos aqui e que temos vários grupos para nos ajudar.
E tem também outros livros de apoio














RESUMO


Rica em proteinas, a dieta é estrutura em 4 fases: 2 fases para emagrecer (chamadas de Ataque e de Cruzeiro), e 2 fases para manter o peso adquirido (a Consolidação e a Estabilização).

Todos os alimentos permitidos em cada uma das fases de emagrecimento podem ser consumidos à vontade.
O método é estruturado em quatro fases:

Fase 1:  Ataque, provoca perda de peso rápida e fulminante. De 2 a 7 dias de duração. De 1kg a 5kg perdidos. Você deve fazer 20  minutos de caminhada por dia e comer 1,5 c. de sopa de farelo de aveia/dia.

Fase 2: Cruzeiro, perda de peso constante e moderada até a obtenção do peso ideal. Perde-se 1kg por semana (média). Você deve fazer 30 minutos de caminhada por dia e comer 2 c. de sopa de farelo de aveia/dia.

Nota-­se que: antes de começar a dieta é preciso calcular o seu Peso Ideal. Isso pode ser feito através do site  www.dietadukan.com.br, respondendo a 11 questões, que levam em consideração, altura, peso máximo, mínimo e médio já  atingidos, idade, sexo, número de dietas já seguidas, herança genética, ossatura, gravidez (quando mulher).

Os alimentos permitidos e de maneira à vontade nas fases de Ataque e Cruzeiro são:
Ataque:
- Todas as carnes magras (exceto a costela).
- As aves (exceto pato e ganso).
- Todos os peixes, sem exceção.
- Frutos do mar, sem  exceção
- Laticínios 0% gordura.
- Iogurtes desnatado, natural, 0% gordura.
- Ovos

Cruzeiro
Todas as proteínas acima citadas, acrescentando legumes e verduras à vontade, com exceção da batata e da mandioca. As refeições  seguem de maneira alternadas, ou  seja: 1 dia de proteinas puras (PP) e 1 dia proteinas e legumes (PL).  Caso desejar acelerar o  emagrecimento, pode‐se fazer 2/1, ou seja: 2 dias de PP e 1 dia de PL.

Fase 3: Consolidação
Ao final da fase de Cruzeiro, que termina na obtenção do peso ideal, inicia‐se a fase de Consolidação do peso perdido.
10 dias por peso perdido. Por ex.: 10kg  =  100 dias;
5kg  =  50 dias, e assim sucessivamente.
Nesta fase você terá:
- Introdução de carboidratos e lipídeos, de maneira controlada/moderada
- 1 fruta ao dia na primeira metade do total de dias e 2 frutas na segunda metade. (ex: 100 dias de consolidação, divide 50 dias 1 fruta diária e 50 dias 2 frutas diárias)
- 2 fatias de pão integral por dia
- 40g de queijo por dia
- 1 porção de feculentos por semana(primeira metade): arroz integral, feijão, lentilha, etc…2 porçoes por semana (segunda metade)
- 1 refeição de gala por semana (1 entrada, 1 prato principal, 1 sobremesa, 1 copo de vinho, cerveja, ou outra bebida alcóolica) na primeira metade e 2 refeiçoes de gala na segunda metade
-Você deve fazer 30 minutos de caminhada por dia
-Você deve comer 2,5 c. de farelo de aveia/dia
PL todos os dias, exceto 5ª feira que continua sendo sempre PP

Fase 4: Estabilização
Fim da dieta do ponto de vista alimentar. Todavia, 3 regras a serem seguidas pelo resto da vida (ou até que não se queira engordar  novamente)
- 1 dia de proteína pura por semana (dia fixo)
- 3 c. de sopa de farelo de aveia (todos os dias)
- 30 minutos de caminhada por dia e dar preferência às escadas do que ao elevador.
Mais informações nas edições dos livros:
- Eu não consigo emagrecer
- Método Dukan Ilustrado (eu AMEI este livro)

Você também consegue mais informações através do site www.dietadukan.com.br. O site dispõe: cálculo do peso ideal, orientações do dia cardápios diários (almoço e jantar), receitas para todas as fases, dicas e vídeos de exercícios físicos, interatividade com  equipe de nutricionistas da Dukan e relatório para Pierre Dukan, que em função desse, readapta suas orientações do dia seguinte.

Quem não pode seguir a dieta Dukan?
Menores de 17 anos, grávidas e lactantes, diabéticos tipo 1 (insulinodependentes), pessoas em tratamento de quimioterapia e pessoas com doenças severas dos rins.

Fonte: Dieta Dukan

2 comentários:

  1. pessoas q.estão amamentando.pode?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorraine, enquanto estiver amamentando não pode, pois o bebê precisa receber todos os nutrientes. Mas quando você parar de amamentar você começa. A prioridade agora é o bebê e amamentar queima muita caloria e ajuda muito a emagrecer. Invista na atividade física e evite gordura e açúcar. Verá que já terá resultados. Boa sorte!

    ResponderExcluir