terça-feira, 25 de março de 2014

Entenda porque engordou tanto e como fazer para não engordar nunca mais. Dr. Dukan explica

Boa Noite amigos! Desculpem a ausência, mas eu estava envolvida com a preparação da festinha de aniversário da minha filha. Para quem não sabe, eu trabalho com decoração de festas, lembrancinhas personalizadas e retrospectivas. Caso se interessem curtam minha página no face Arte com Foto.

Hoje estarei escrevendo sobre algo que o Dr. Dukan fala em um de seus livros e me chamou muito a atenção. Como acabamos engordando?

O que levou você a colocar alimentos na sua boca, descontroladamente a ponto de ter acumulado e engordado quilos e quilos e se tornado um peso detestável em seu corpo?
Quando você come além das suas necessidades biológicas até engordar, não é para satisfazer uma fome verdadeira, mas sim para fabricar um certo tipo de sensações que ao chegar ao cérebro, tem o poder de criar prazer e neutralizar o desprazer.

Se sua vida amorosa, familiar, profissional não lhe dão prazer suficiente, você fica tentado a levar a boca um alimento que desencadeará prazer. Como isso é verdade não é? Na minha vida isso é nítido, mesmo hoje na consolidação, quando algo não vai bem, é grande tentação querer comer doces compulsivamente para suprir a falta de satisfação na vida e precisamos lutar contra isso.

Essa decisão de colocar alimentos na boca é involuntária e inconsciente. O cérebro que gerencia sua sobrevivência toma essa decisão.
Se a causa não é falta de prazer, mas sim o alto desprazer, estresse, contrariedades, coisas que te agridem - ativa-se reação instintiva e automática das mesmas zonas cerebrais e você coloca alimentos na boca para neutralizar esse aumento de desprazer e evitar acúmulo de sofrimentos que te conduzem a um quadro de depressão. Também não é uma decisão consciente e voluntária. Isso vira uma muleta na sua vida

A partir do momento em que você consegue reconhecer esse processo na sua vida, aí sim consegue tomar uma decisão definitiva de mudar e se livrar dessa terrível muleta que te leva a ser gorda e infeliz.

Depressão
Por trás da sensação de prazer que conhecemos tem a "essência" daquilo que buscamos todos os dias de nossas vidas - a energia vital, o desejo de viver e não morrer. Você deve entender que se o prazer é insuficiente e isso for duradouro, arrisca enfraquecer o seu desejo de viver. E isso levará a depressão, que é tão frequente.
Se você é dotado de uma vulnerabilidade afetiva, sucessão de estresse e agressões, sua receita de prazer se esgota. a satisfação e bem estar também diminuem e a vontade de viver declina. O humor desbota, os sonhos acabam, a fé enfraquece, fadiga sempre presente, sono entrecortado...tudo vai se esgotando.
Nesse ponto, quem tem facilidade para compensar por meio da alimentação, irão ingerir alimentos mais gratificantes, ricos em sabor, gordura, açúcar e calorias. Inevitavelmente engordarão.
Para se livrar disso não adianta reduzir o consumo de calorias e sim encontrar outro meio de fabricar prazer, que não seja do alimento que nos engorda e faz mal.

Prazeres encontrados na dieta Dukan.
- Emagrecer rápido ( a fase de ataque proporciona isso, emagrece rápido no começo e quando vê o resultado na balança proporciona um prazer maravilhoso)
- Ver seu corpo mudar, senti-lo ao se tocar, vestir roupas que não serviam mais, aceitar-se quando olha no espelho ...é o prazer parece estar ficando muito maior do que engolir um alimento engordativo.
- Realização, autoestima, confiança em si mesma
- Atividade Física produz alegria, prazer, energia, disposição...

Esses prazeres fazem o cérebro aceitar a redução do prazer de origem alimentar.
Para neutralizar o desprazer a dieta Dukan dispõe de 100 alimentos para consumir a vontade, o que evita o sofrimento e a frustração causados pela fome.

Fonte (Confeitaria Dukan)

DICA:
Pessoal, temos que ter consciência, buscar prazer em nossa vida, não só na alimentação, no emagrecimento, mas em tudo!
Temos que mudar a nossa visão, temos que crer mais em Deus, temos que enxergar as bênçãos, as coisas boas que Ele nos dá todos os dias. Para mim, a foi o principal ingrediente da dieta. Sem ela eu não teria conseguido. As coisas nunca serão exatamente como gostaríamos que fosse, perfeitas e como sonhamos...mas você já parou para pensar que tem alguém lá em cima que sabe muito mais o que é melhor para nós do que nós mesmos? Quantas vezes eu me enganei, achando que algo era bom, ficando brava porque não consegui e depois vi que na verdade foi um livramento não ter conseguido.
E que tudo o que acontece em nossas vidas tem um propósito e será para o nosso bem no futuro?
Se crer nisso, nenhum desprazer tirará você do foco, porque saberá que se algo não vai bem agora é porque Deus está preparando algo melhor que irá chegar. Eu pensava que estava demorando demais...aprendi que quando paramos de nos lamentar, aprendemos a lição e aceitamos a vontade Dele...tudo acontece mais rápido e da melhor forma. Inclusive sua boa forma. Sem isso, mesmo depois que emagrecer...continuará infeliz.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário